segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Situação do Brasil e Minas Gerais


As academias se proliferaram nas principais cidades brasileiras na década de 60, tendo o auge de surgimento no início dos anos 70 (NOVAES, 1991).
Nos anos 80 a ginástica aeróbica invadiu as academias do Rio de Janeiro e São Paulo, ainda no final dos anos 80, surgiu a ginástica localizada desenvolvida com fundamentos teóricos dos métodos da musculação.

O Brasil é sempre destaca quando se fala na idealização corporal, possuía a população mais preocupada com a aparência física, sempre justificada por ser um pais tropical e levando em consideração sua cultura e costumes vigentes. É o país líder do culto ao corpo na America Latina, com o maior numero de cirurgias plásticas estéticas, possui sete mil academias, seu mercado esportivo cresce em média, 12% ao ano, o segmento é responsável por 3% do PIB brasileiro, além de empregar quase 300 mil trabalhadores, o setor movimenta R$ 30 bilhões por ano da comercialização de produtos. Minas Gerais esta em segundo lugar no Brasil, no quesito de esporte, atualmente existem 8.200 academias de ginástica, 2.800 clubes, estádios e centros esportivos, 9.700 pontos de comércio varejista de materiais esportivos e afins, 10.600 estudantes de Educação Física, Fisioterapia e Nutrição, e 120 mil professores de Educação. As academias têm sido muito procuradas pelas pessoas da terceira idade, e a terceira idade deve chegar a 19% da população brasileira nos próximos 20 anos, o que abre um campo fértil de trabalho.

Fontes:
* ATIVO.com. Fitness. Disponível em: http://www.ativo.com/materias.php?id_materia=25462&id_esporte=170. Acesso em 3 de Maio de 2007.
*TAHARA, Alexander Klein e SILVA, Karina Acerra. A prática de exercícios físicos na promoção de um estilo de vida ativo. Disponível em: http://www.efdeportes.com/efd61/ativo.htm. Acesso em 22 de Novembro de 2007.

Nenhum comentário: